segunda-feira, 22 de junho de 2009

12/06/2009 - 2ª OFICINA - GESTAR II

O terceiro encontro foi muito proveitoso, pois trocamos muitas ideias. Iniciei a aula comentando o texto produzido na última aula e surgiram muitas ideias de como trabalhar a produção textual. Houve muitas sugestões de como despertar o interesse dos alunos nas aulas de língua portuguesa e realizamos uma oficina livre com técnicas de organização textual. As professoras gostaram das atividades e.
Uma professora disse que já estava iniciando a aplicação do Gestar II em sala de aula, pois estava muito ansiosa e com grandes expectativas.
O nosso próximo encontro será dia 24, pois a professora de Matemática realizará a aula dela dia 23.
.

domingo, 7 de junho de 2009

CRONOGRAMA ATUALIZADO - GESTAR II

01/06 - 3 horas

Planejamento da aula inaugural

02/06 - Terça-feira/Tarde – 4 horas

Oficina introdutória – aula inaugural

Þ Apresentação do Gestar com a presença das diretoras das escolas e coordenadoras, além das coordenadoras da Smec.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

03/06 - 3 horas

Planejamento da oficina introdutória

04/06 - Quinta-feira/Manhã – 4 horas

1º encontro (com os professores cursistas):

Professor formador:

Þ Atividade introdutória (warm up);

Þ O que é o Gestar II e qual a sua finalidade?

Þ Como será desenvolvido?

Þ Como estão estruturados os cadernos de estudos?

Þ As atividades que devem ser realizadas:

© Avançando na Prática;

© Projeto de leitura.

Þ Ressaltar sobre a importância da leitura, escrita e oratória para nossos alunos;

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

11/06 - 3 horas

Estudos e planejamento para o início dos estudos.

12/06 – Sexta-feira/Manhã – 4 horas

2º encontro (com os professores cursistas):

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ Relembrar algumas teorias (segundo alguns escritores);

Þ Atividade sobre as teorias vistas;

Þ Solicitar a leitura da TP3 – unidade 9 e 10;

Þ Solicitar o esboço do projeto de leitura e produção textual para aplicar;

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

22/06 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 5

24/06 – quarta-feira/Manhã – 4 horas

3º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 5 (TP3 – unidade 9 e 10)

Professor formador:

Þ Atividade introdutória (warm up);

Professoras cursistas:

Þ Relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Professor formador:

Þ Comentar e sugerir atividades a respeito dos assuntos abordados na unidade;

Þ Oficina livre: atividade prática para ser desenvolvida com os professores e, posteriormente, com os alunos.

Þ Organizar o projeto de leitura e produção textual para aplicar;

Þ Solicitar a leitura da TP3 – unidade 11 e 12;

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

06/07 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação do 4º encontro.

07/07 - Terça-feira/Manhã – 4 horas

4º encontro(com os professores cursistas):

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Professoras cursistas:

Þ Relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Professor formador:

Þ Solicitar a leitura da TP3 – unidade 11 e 12 e escolher uma das atividades do Avançando na Prática;

Þ Oficina livre: atividade de encerramento. 4

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

21/07 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 6

22/07 - Quarta-feira/Manhã – 4 horas

5º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 6 (TP3 – unidade 11 e 12)

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ Comentar e sugerir novas técnicas para aplicar os assuntos abordados na unidade;

Professoras cursistas:

Þ Relatar a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Þ Solicitar a leitura da TP4 – unidade 13 e 14 e escolher uma das atividades do Avançando na Prática.

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

05/08 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 7

06/08 - Quinta-feira/Manhã – 4 horas

6º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 7 (TP4 – unidade 13 e 14)

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ comentar, sugerir e trocar ideias sobre as diferentes formas de aplicar os assuntos abordados na unidade;

Professoras cursistas:

Þ relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de idéias;

Þ Socializar o andamento do projeto de leitura e produção textual;

Þ Solicitar a leitura da TP4 – unidade 15 e 16 e escolher uma das atividades do Avançando na Prática.

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

12/08 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 8

13/08 - Quinta-feira/ Manhã – 4 horas

7º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 8 (TP4 – unidade 15 e 16)

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ Comentar, sugerir e trocar ideias sobre as diferentes formas de aplicar os assuntos abordados na unidade;

Professor cursista:

Þ Relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Þ Socializar o andamento do projeto de leitura e produção textual;

Þ Solicitar a leitura da TP5 – unidade 17 e 18 e escolher uma das atividades do Avançando na Prática.

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

A combinar – Manhã – 2 horas

Professor formador:

Þ Plantão e acompanhamento pedagógico;

Þ Visitas aos professores cursistas nas escolas;

ÞDar sugestões e comentar as atividades que foram aplicadas;

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

01/09 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 9

02/09 - quarta-feira/Manhã – 4 horas

8º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 9 (TP5 – unidade 17 e 18)

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ Comentar, sugerir e trocar ideias sobre as diferentes formas de aplicar os assuntos abordados na unidade;

Professor cursista:

Þ Relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Þ Socializar o andamento do projeto de leitura e produção textual;

Þ Solicitar a leitura da TP5 – unidade 19 e 20 e escolher uma das atividades do Avançando na Prática.

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

16/09 - 3 horas

Estudos e planejamento para a aplicação da oficina 10.

17/09 - Quinta-feira/Manhã – 4 horas

9º encontro(com os professores cursistas):

Oficina 10 (TP5 – unidade 19 e 20)

Professor formador:

Þ Oficina livre: atividade introdutória (warm up);

Þ Comentar, sugerir e trocar ideias sobre as diferentes formas de aplicar os assuntos abordados na unidade;

Professor cursista:

Þ Relatar sobre a aplicação da atividade escolhida – troca de ideias;

Þ Oficina livre: atividade de encerramento.

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

24/09 - quinta-feira/Manhã – 4 horas

10º encontro(com os professores cursistas):

Encerramento da 1ª etapa

Socialização e avaliação do desempenho

1 hora

Fazer o relatório para o blog.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

04/06/2009 - 1ª OFICINA - GESTAR II

O primeiro encontro com as professoras cursistas ocorreu na prefeitura. São seis professoras que irão participar: Carolina Pereira da Silva (Escola Lúcia Mossmann), Ermenegilda Terezinha Caldart (Escola Presidente Vargas), Liziane Bonadimam Leal (Escola 25 de Julho), Melissa Liú Ellwanger (Escola Rui Barbosa), Silvia Bernardes Enzweiler (Escola Santos Dumont) e Sonia Cristina Rago Tons (Escola Borges de Medeiros e CEI).
Iniciei a apresentação do curso, mostrando o slide "Saber e Sabor". Apresentei a proposta do Gestar II às seis professoras. Elas estavam muito participativas e com muita vontade de aprender novas técnicas para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. Achei interessante as trocas de experiências, pois sabemos que os professores da rede fazem trabalhos excelentes, contudo isto fica restrito somente a escola onde o professor trabalha.
Manuseamos os livros e conversamos sobre as atividades existentes no livro e como serão trabalhados os Avançando na Prática.
O que causou um pouco de alvoroço foi o cronograma, pois os encontros serão de 15 em 15 dias, porém as professoras gostariam que fosse semanal. Marquei o próximo encontro para sexta-feira dia 12 de junho, mas os próximos encontros, realmente, serão quinzenais. Ressaltei que faria um cronograma e enviaria às escolas.
Para encerrar o encontro, fiz uma atividade de produção textual em grupo. Foram expostas várias figuras viradas na mesa, cada professor tinha que pegar uma das figuras e escrever um pedaço do texto. Percebemos que é um pouco difícil escrever um texto coeso e coerente sem saber exatamente sobre o que se vai falar. Dessa forma, conversamos sobre a importância de fornecer subsídios ao aluno, oportunizando a ele o acesso a diferentes gêneros textuais do tema que, posteriormente, será solicitado a produção textual. Com certeza se o tema for bem trabalhado, ele terá informações relevantes para produzir um texto com um bom conteúdo, coeso e coerente.
Estou ansiosa e com muitas expectativas para o próximo encontro.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

02/06/2009 - PRIMEIRO ENCONTRO - GESTAR II

A reunião realizada dia 2 de junho foi muito produtiva. O encontro ocorreu na prefeitura de Campo Bom com a presença das coordenadoras da SMEC, diretoras e coordenadoras das escolas.
O objetivo desse encontro foi apresentar o programa Gestar II, combinar os dias, horários e locais dos encontros. Achei-as empolgadas com a ideia, porém não foi possível decidir com precisão quando e onde serão os encontros. No primeiro momento, a SMEC tinha sugerido um rodízio para não prejudicar as escolas e os alunos, porque as aulas acontecerão no turno de trabalho dos professores, contudo há professores que estão estudando e teremos que combinar como faremos no nosso encontro do dia 04.