domingo, 27 de setembro de 2009

24/09/2009 - 10ª OFICINA - GESTAR II

Começamos a aula de maneira diferente, todas as professoras responderam um questionário. O interessante é que todas se deram conta de que a vida passa tão rapidamente e que esquecemos de observar, no nosso dia a dia, coisas pequenas, mas que fazem uma grande diferença na nossa vida.

1. Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
2. Hoje eu queria apenas...
3. É muito difícil nos dias de hoje...
4. Depois de um dia cansativo eu gosto de...
5. Ah! Como eu gostaria de...
6. Meu dia fica completo quando eu...
7. Quando estou triste, gosto de...
8. Neste momento a primeira sensação que tenho é...
9. Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
10. Como eu gostaria de reviver o dia...
11. Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
12. O meu maior sonho é...
13. A minha felicidade eu gostaria de dividir...
14. Minha maior alegria é...
15. Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
16. Eu me sinto completamente feliz quando...
17. Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
18. Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
19. Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
20. Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...

Após a atividade introdutória, conversamos sobre o andamento dos trabalhos e muitas ideias surgiram. A professora Melissa relatou que os Avançando na Prática das páginas 130, 149 e 196 da TP5, encaixaram-se perfeitamente com o tema do concurso de redação do Rotary Club de Campo Bom: Salve o Rio dos Sinos e viva melhor: com qualidade de vida. Ela trabalhará a importância da preservação do meio ambiente e ampliará as atividades abordando a importância do Rio dos Sinos para a vida dos moradores da região do vale dos sinos. Para finalizar, os alunos produzirão o texto para o concurso. As professoras cursistas do Gestar acataram a ideia e salientaram que existem, no livro, atividades interessantes referentes ao meio ambiente.
Para finalizar, realizamos a atividade proposta na página 258 e 259.

domingo, 13 de setembro de 2009

17/09/2009 - 9ª OFICINA - GESTAR II

O encontro ocorreu, como na última vez, na prefeitura. Começamos a aula comentando sobre as provas de entrada. Todas disseram que as provas têm uma ótima estrutura. Combinamos que, assim que possível, as escolas apresentariam os pareceres dos resultados das aplicações.
As professoras disseram que trabalharam o avançando na prática da página 162 e 163 e os resultados foram muito bons.
Quanto a questão da coerência textual, foram analisados os pronomes relativos e as conjunções nas 7ª e 8ª séries através dos quais os alunos observaram as relações de sentido existentes entre as orações.
Nas 5ª e 6ª também foram obordados os elementos de coesão. As professoras abordaram os pronomes, antônimos e os sinônimos nas substituições lexicais.
Algumas professoras sugeriram uma atividade sobre pontuação, pois os alunos têm grande dificuldade na hora de pontuar seus textos, causando muitas vezes a incoerência textual.

DE QUEM SERÁ A FORTUNA DO TIO MAGNATA
O tio Magnata, dono de uma fortuna imensurável, não tem herdeiros diretos. Pressentindo que se aproxima o fim de sua vida, começa a organizar seus bens para redigir seu testamento. São muitas propriedades, jóias e uma quantia razoável em dinheiro, suficiente para proporcionar conforto e sustento para gerações.
Finalmente, chega a hora de escrever o (tão esperado, mal sabe ele!) testa­mento. Uma particularidade, no entanto, do Sr. Magnata deixará um terrível impasse: é seu hábito escrever textos sem pontuá-los. Acostumara-se a fazer assim desde pequeninho. E não é que, justamente agora, ao terminar de escre­ver o cobiçado testamento, recebe o chamado divino? E o testamento está corno está, um enigma a ser resolvido pelo juiz, já a postos.
Não tardam aparecer muitos candidatos à herança. O juiz, depois de muito estudar o caso, reduz o grupo a quatro prováveis beneficiários: tia Matilde, parente mais próxima; o senhor Casmurro, responsável pelo Lar dos Velhi­nhos, a que o Sr. Magnata fazia largas doações mensais; Irineu, o jardineiro, que alegava ter uma dívida a saldar com o falecido; e a governanta Ruth, que o acompanhou até o último dos seus dias.
O juiz entrega uma cópia do testamento a cada um dos possíveis herdeiros, para que a pontue.
1. Essa história poderá ser lida aos alunos, ou entregue, impressa, junto com o restante do exercício.
2. Os alunos poderão resolver o problema individualmente, ou a turma poderá ser dividida em grupos, sendo designado um candidato para cada gru­po "defender" seus direitos por meio da pontuação.
Ajude cada um dos candidatos (abaixo relacionados) nessa tarefa de pontuar o testamento, de forma a que se beneficiem com o resultado. (Há, certamente, uma possibilidade para cada um deles.
Para a Tia Matilde
"Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos Velhinhos”.
Para o jardineiro Irineu
"Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos Velhinhos”.
Para a governanta Ruth
"Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos Velhinhos”.
Para o Lar dos Velhinhos
"Deixo meus preciosos bens à minha tia não ao jardineiro jamais será dada a herança à governanta Ruth nada ao Lar dos Velhinhos”.
Outras sugestões de situações e frases:
a) Cris por favor ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário cuidado entregar convites para a Júlia e Dani de jeito nenhum que­ro ver o Lucas na minha festa
(Possibilidades: Convidar a Júlia e o Lucas; convidar a Júlia e a Dani; só convidar o Lucas.)
b) Edgar costuma escrever bilhetes para sua família. Hoje de manhã, escre­veu dando pistas sobre o seu presente de aniversário. Por estar atrasado, não teve tempo de pontuar o bilhete: a kombi escolar já estava buzinando. Assim ficou o bilhete: "O que eu quero é uma bicicleta não videogame de jeito ne­nhum gostaria de uma bola oficial."
(Usar diferentes estratégias de pontuação de forma que Ed possa ganhar: 1°. uma bicicleta; 2°. um videogame; 3°. uma bola oficial.)

Sugestão de resposta (há outras possibilidades):
I. Testamento
1. (Para a Tia Matilde): Deixo meus preciosos bens à minha tia, não ao jardineiro. Jamais será dada a herança à governanta Ruth; nada ao Lar dos Velhinhos.
2. (Para o Jardineiro): Deixo meus preciosos bens: à minha tia, não; ao jardineiro. Jamais será dada a herança à governanta Ruth; nada ao Lar dos Velhinhos.
3. (Para a governanta Ruth): Deixo meus preciosos bens: à minha tia, não; ao jardineiro, jamais. Será dada a herança à governanta Ruth. Nada ao Lar dos Velhinhos.
4. (Para o Lar dos Velhinhos): Deixo meus preciosos bens: à minha tia, não; ao jardineiro, jamais será dada a herança; à governanta Ruth, nada. Ao Lar dos Velhinhos.

II. Convite para a festa
1. Convidar a Júlia e o Lucas: Gris, por favor, ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia, e Dani de jeito nenhum. Quero ver o Lucas na minha festa.
2. Convidar a Júlia e a Dani: Cris, por favor, ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia e Dani. De jeito nenhum quero ver o Lucas na minha festa.
3. Só convidar o Lucas: Cris, por favor, ajude-me a convidar nossos amigos para a festa de meu aniversário. Cuidado: entregar convites para a Júlia e Dani, de jeito nenhum. Quero ver o Lucas na minha festa.

III. Presente de aniversário
1. Uma bicicleta: O que eu quero é uma bicicleta, não um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial.
2. Um videogame: O Que eu quero é uma bicicleta? Não! Um videogame. De jeito nenhum gostaria de uma bola oficial.
3. Uma bola oficial: O que eu quero é uma bicicleta? Não. Um videogame? De jeito nenhum! Gostaria de uma bola oficial.

02/09/2009 - 8ª OFICINA - GESTAR II

Não foi possível realizar o encontro no dia 21/08 conforme haviamos programado, porque algumas professoras tinham compromissos nas escolas onde trabalham. Como o encontro de formadores foi transferido, não tivemos problemas em mudar a data.
Nosso encontro ocorreu na prefeitura e as professoras relataram sobre alguns trabalhos realizados a partir da atividade existente na TP4 página 41 sobre a a história de nossa cidade que será representada no desfile de 7 de setembro. No momento seguinte, discutimos sobre a estrututra da TP5, bem como as atividades existentes. A professora Melissa disse que havia trabalhado a atividade da página 76 com a 7ª série e os alunos participaram da aula dando respostas coerentes e discutindo sobre o tema em si. A professora Sonia trabalhou a atividade da página 81 com as 7ª séries e também gostou do resultado. A professora Gilda trabalhou o Avançando na Prática da página 93 com seus alunos de 8ª série. A professora Silvia disse que obteve um exlente resultado ao trabalhar o texto "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, com os alunos do reforço escolar que têm dificuldades na leitura.
Para finalizar foi realizada uma leitura do texto "Trem de ferro" em várias versões: político, bêbado, caipira e mal-humorado.