CONTEÚDO: uso do dicionário, linguagem verbal e não verbal, sinônimo e antônimo.
OBJETIVOS:
Þ Que o aluno seja capaz de:
© ler, compreender e interpretar o texto em estudo;
© compreender o vocabulário;
© fazer relações intertextuais;
© produzir um anúncio;
© corrigir os erros ortográficos do anúncio
© identificar e reconhecer os sinônimos e antônimos nas frases e textos;
© Saber usar o dicionário;
SERÁ REALIZADO:
Þ leitura do texto “O camelo extraviado” (leitura individual e/ou juntos);
Þ estudo do vocabulário;
Þ compreensão & interpretação textual;
Þ intertextualidade;
Þ produção textual (anúncio de procura-se);
Þ gramática textual: sinônimo e antônimo;
Þ o uso do dicionário.
AVALIAÇÃO:
Þ Produção textual (anúncio);
Þ Prova sobre o conteúdo abordado.
Será Avaliado também o desempenho global do aluno continuamente a partir de observações das atividades realizadas em aula, da participação de novos conceitos, levantamento de hipóteses e adequação das respostas às perguntas. Será observado também as atitudes de responsabilidade, cooperação e organização. Além disso, o emprego correto das palavras em frases e produção de textos, bem como a correção lingüística e o capricho e a criatividade;
OBJETIVOS:
Þ Que o aluno seja capaz de:
© ler, compreender e interpretar o texto em estudo;
© compreender o vocabulário;
© fazer relações intertextuais;
© produzir um anúncio;
© corrigir os erros ortográficos do anúncio
© identificar e reconhecer os sinônimos e antônimos nas frases e textos;
© Saber usar o dicionário;
SERÁ REALIZADO:
Þ leitura do texto “O camelo extraviado” (leitura individual e/ou juntos);
Þ estudo do vocabulário;
Þ compreensão & interpretação textual;
Þ intertextualidade;
Þ produção textual (anúncio de procura-se);
Þ gramática textual: sinônimo e antônimo;
Þ o uso do dicionário.
AVALIAÇÃO:
Þ Produção textual (anúncio);
Þ Prova sobre o conteúdo abordado.
Será Avaliado também o desempenho global do aluno continuamente a partir de observações das atividades realizadas em aula, da participação de novos conceitos, levantamento de hipóteses e adequação das respostas às perguntas. Será observado também as atitudes de responsabilidade, cooperação e organização. Além disso, o emprego correto das palavras em frases e produção de textos, bem como a correção lingüística e o capricho e a criatividade;
DESENVOLVIMENTO
I. Leia atentamente o texto:O CAMELO EXTRAVIADO
Um condutor de camelos perdeu o seu camelo e, encontrando um homem, perguntou-lhe:
— Por acaso, o senhor não encontrou um camelo extraviado?
O homem respondeu:
— Não é um camelo cego do olho esquerdo?
— Sim.
— Que perdeu o dente de cima?
— Sim.
— Que mancava da perna esquerda traseira?
— Sim!
— Que carrega milho de um lado e mel do outro?
— Sim! O senhor não precisa apresentar mais detalhes. É exatamente o camelo que procuro. Estou com pressa. Onde o senhor o viu?
— Eu não vi camelo nenhum — respondeu o homem.
— O senhor não viu? E como pôde descrevê-lo tão detalhadamente?
— Porque sei me servir dos olhos para observar as coisas. A maioria das pessoas têm olhos que não lhes servem para nada. Eu sabia que um camelo havia passado, porque vi seus rastros. Sabia que mancava da pata esquerda traseira pelas marcas diferentes deixadas no chão do lado esquerdo. Sabia que era cego de um olho, porque só pastou o capim do lado direito do caminho. Sabia que perdeu um dente de cima, porque deixou falhas nas raízes que mordeu. Notei que aves comiam os grãos de milho que foram caindo do lado esquerdo. Sei que o mel escorreu do lado direito, porque observei muitas moscas juntas desse lado. Sei tudo sobre o seu camelo, mas não o vi.
(Mark Twain)
II. Procure no dicionário as palavras desconhecidas
III. Responda:
1. O texto que você leu é um diálogo.
a) Qual é o assunto do diálogo?
b) Quem está dialogando?
2. Você acha que as pessoas que conversam no texto se conhecem ou são estranhas uma para a outra? Justifique sua resposta.
3. O homem não viu o camelo, mas conseguiu descrevê-lo. Como ele concluiu que:
a) o camelo era cego de um olho?
b) o animal havia perdido um dente?
c) o animal mancava de uma perna?
4. Como o homem concluiu que, de um lado, o camelo carregava milho e, de outro, levava mel?
5. Na sua opinião, o homem que indicou as características do camelo é um bom observador? Justifique sua opinião.
6. O que o homem que descreveu o camelo quis dizer com a frase "A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada"?
7. O fato narrado no texto, se realmente tivesse acontecido, poderia ter se passado no Brasil? Por quê?
8. O autor do texto, ao criar essa história, não quis apenas contar um fato a respeito de um camelo. Na verdade, ele inventou esse acontecimento para transmitir aos leitores uma mensagem. Explique, com suas palavras, que mensagem seria essa.
IV. Um texto formado por palavras (faladas ou escritas) chama-se texto verbal; um texto que apresenta somente imagens denomina-se texto visual. Observe atentamente os textos visuais abaixo.
a) Descreva a situação apresentada em cada um deles.
b) Você acha que as personagens desses textos poderiam estar passando por uma situação similar ao do narrador do texto o camelo extraviado? Por quê?
III. Responda:
1. O texto que você leu é um diálogo.
a) Qual é o assunto do diálogo?
b) Quem está dialogando?
2. Você acha que as pessoas que conversam no texto se conhecem ou são estranhas uma para a outra? Justifique sua resposta.
3. O homem não viu o camelo, mas conseguiu descrevê-lo. Como ele concluiu que:
a) o camelo era cego de um olho?
b) o animal havia perdido um dente?
c) o animal mancava de uma perna?
4. Como o homem concluiu que, de um lado, o camelo carregava milho e, de outro, levava mel?
5. Na sua opinião, o homem que indicou as características do camelo é um bom observador? Justifique sua opinião.
6. O que o homem que descreveu o camelo quis dizer com a frase "A maioria das pessoas tem olhos que não lhes servem de nada"?
7. O fato narrado no texto, se realmente tivesse acontecido, poderia ter se passado no Brasil? Por quê?
8. O autor do texto, ao criar essa história, não quis apenas contar um fato a respeito de um camelo. Na verdade, ele inventou esse acontecimento para transmitir aos leitores uma mensagem. Explique, com suas palavras, que mensagem seria essa.
IV. Um texto formado por palavras (faladas ou escritas) chama-se texto verbal; um texto que apresenta somente imagens denomina-se texto visual. Observe atentamente os textos visuais abaixo.
a) Descreva a situação apresentada em cada um deles.
b) Você acha que as personagens desses textos poderiam estar passando por uma situação similar ao do narrador do texto o camelo extraviado? Por quê?
V. Imagine que você tenha um animal de estimação que você ama muito e ele tenha desaparecido. Dessa forma, Produza um anúncio para encontrar seu animalzinho. Se você não tem um animal, imagine que você tenha e que esteja sofrendo muito.
PROCURA-SE
Gato adulto com 15 anos de idade que atende pelo nome de Mimi – DOENTE – com câncer, ele precisa de medicamentos.
Gato adulto com 15 anos de idade que atende pelo nome de Mimi – DOENTE – com câncer, ele precisa de medicamentos.
Paga-se boa recompensa em dinheiro.
Ele desapareceu dia 16 de abril de 2009, nas mediações da igreja católica.
Telefones: 3598-9999 e/ou 91217759
Pode ligar a cobrar
Ele desapareceu dia 16 de abril de 2009, nas mediações da igreja católica.
Telefones: 3598-9999 e/ou 91217759
Pode ligar a cobrar
Muito bem colega, gostei muito de seu plano, principalmente do seu texto, parabéns, é bom interagir com outros colegas, abraços.
ResponderExcluirHoje fui criar meu blog e deparei-me com seu plano de aula, muito bom, melhor ainda é poder interagir com colegas criativos como você.
ResponderExcluirAbraços
Que legal seu blog. Parabéns.
ResponderExcluirSilvânia
Estou começando a organizar também o blog da minha cidade: visitas e trocas de experiências serão sempre bem recebidas!
ResponderExcluirGraziela Reis - Gestar Gaúcho
http://gestar.taquara.rs.linguagem.zip.net
Muito bacana o seu plano de aula. Parabéns.
ResponderExcluirPreciso dO respontas
ResponderExcluir