A partir da atividade do Avançando na prática – páginas 120 e 121 a professora Sonia trabalhou a “Poesia Matuta”.
Segundo ela, após a leitura silenciosa de poesias matutas, os alunos representaram os personagens existentes nos poemas. Estudaram as variações da linguagem: social, situacional, geográfica e profissional.
Os alunos reescreveram a “Poesia Matuta” utilizando a linguagem culta. Ela atribuiu 10 pontos para o aluno que apresentasse até dois erros na correção. Ela relatou que o curioso foi o empenho deles em busca dos 10 pontos.
Ela separou a turma em trios e quartetos para elaborarem um texto e apresentar à turma, representando as variações na linguagem.
Exemplo: diálogo entre um gaúcho, um médico, adolescente – gurias. Dois períodos na elaboração e mais quatro períodos para ensaio foram usados. Os grupos apresentaram na sala de aula. Alguns alunos mostraram talentos incríveis para a comicidade.
Para finalizar a aula, realizamos a oficina 4 da TP 2 unidade 8 – páginas 153, 154 e 155.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário