terça-feira, 11 de agosto de 2009

06/08/2009 - 6ª OFICINA - GESTAR II

Houve uma mudança na data da volta às aulas devido a gripe H1N1, contudo as professoras concordaram em seguir o calendário proposto no início do curso.
PORÉM, o nosso próximo encontro foi antecipado para o dia 13/08, pois no dia 21/08 estarei em Porto Alegre no 2° encontro de formadores do Gestar II.
Iniciamos os estudos da TP4. Houve elogios dos professores que argumentaram que acharam muito bom as propostas existentes no livro, principalmente, a proposta da página 41, pois na nossa cidade ocorre a Festa do Sapato e poderá ser feito um excelente trabalho, especialmente, este ano em que Campo Bom comemora 50 anos. Posteriormente, discutimos e refletimos sobre:
O que letramento?
Qual é a importância da literatura no processo de alfabetização?
Qual o valor da literatura?
Qual é a sua função social?
Vocês concordam com a crença de que literatura não se ensina, basta a simples leitura das obras, como se faz ordinariamente fora da escola?
Como vocês selecionam os textos literários?
Como construir uma comunidade de leitores?
Por que algumas pessoas lêem e outras não?
Por que alguns adultos só lêem livros ligados a sua profissão?
Por que há leitores que lêem com prazer?
O que as devemos fazer para que a leitura se torne um hábito para toda a vida ou, melhor ainda, uma paixão?

Houve, também, a troca de experiências e relatos de trabalhos já realizados. A professora Lisiane nos relatou como foi seu trabalho. Achei muito interressante as atividades que ela realizou e com a qual deu sequência à atividade da TP3 Avançando na Prática da página 25 :

Leitura compreensão e interpretação do texto "Eu Etiqueta" de Carlos Drummond de Andrade, com uma ampla discussão sobre marcas, consumo, mídia.
Produção de um poema concreto, fazendo uso das palavras: RIQUEZA, LIXO, MISÉRIA, BRASIL.
Declamações em sala de aula (Assalto poético) e no pátio e exposição das mesmas em um "Varal de poesias"

ALUNOS DA PROFESSORA LIZIANE BONADIMAM LEAL DURANTE OS ASSALTOS POÉTICOS



ALUNOS DA PROFESSORA LIZIANE BONADIMAM LEAL DURANTE AS APRESENTAÇÕES NO PÁTIO



Para finalizar nosso encontro realizamos a seguinte técnica de produção textual:

JORNALISTAS DE MENTIRINHA

Algumas imagens ficaram famosas mundialmente, como o bombeiro ame­ricano carregando o corpo inerte de uma criança vítima da bomba em Oklahoma ou o jogador Baggio, da Itália, ajoelhado com as mãos no rosto em frente à goleira depois de perder o pênalti que deu o título ao Brasil na copa de 1994. Se é verdade que uma foto vale por mil palavras, que tal você "vender" as fotos aos alunos em troca de um bom texto?

l. Esse é o tipo de atividade que você pode ir preparando com bastante antecedência: recorte fotos bem intrigantes de jornais e revistas, como um menino de rua vestido de Papai Noel dormindo ao relento, assim como os textos que as acompanham.
2. Espalhe só as fotos no chão e peça para que cada aluno escolha aquela que mais lhe chama a atenção. Embora cada um possa ter a sua própria foto, uma mesma figura pode ser escolhida por mais de um aluno.
3. Peça que cada um imagine e escreva, para entregar, uma história que poderia ser ilustrada com a cena escolhida. Se houver um espaço ao ar livre e o clima ajudar, esta é uma ótima oportunidade para realizar um trabalho fora da sala de aula, contribuindo para a motivação dos alunos.
4. Na aula seguinte, monte um painel com as fotos acompanhadas de suas histórias, inventadas e verdadeiras. Outra possibilidade é voltar a distribuir as fotos no chão e ler um resumo dos artigos que correspondem a elas, e pedir que os alunos tentem descobrir a que foto cada artigo se refere. A curiosidade é uma ótima maneira de atrair os alunos, principalmente crianças e adolescentes, para o mundo das notícias, ao qual a maioria deles é tão avessa.

ðVariações:
Quando você dispuser de pouco tempo, peça aos alunos que escrevam cinco perguntas, e não um texto, sobre uma das fotos. Você distribuirá então os artigos, explicando que o objetivo é contar quantas perguntas têm respostas no texto original. Cada pergunta com resposta vale um ponto, e quem obtiver mais pontos ganha.
As perguntas poderão ser também aproveitadas para uma atividade de dramatização, em que alguns alunos serão os repórteres e outros serão os entre­vistados sobre os acontecimentos (fictícios ou verdadeiros) que digam respeito às fotos.

ðSugestão:
Se você tiver uma vídeo câmera à disposição, filme os alunos lendo suas "reportagens" com ar de apresentador ou fazendo suas entrevistas "ao vivo".Permita que eles ensaiem para aperfeiçoar entonação e clareza na leitura. De­pois das filmagens, mostre o noticiário completo para a turma, que com certe­za se divertirá com o resultado.
Cem Aulas sem Tédio. Antonio Falcetta – Lígia Mothes – Vanessa Amorim e Vivian Magalhães

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