quinta-feira, 20 de agosto de 2009

13/082009 - 7ª OFICINA - GESTAR II

O nosso encontro ocorreu, excepcionalmente no CEI, escola onde trabalho, pois, como estavamos em recesso, havia espaço físico no local. Iniciei a aula comunicando que o encontro dos professores formadores do Gestar havia sido cancelado e que teria aula dia 21/08 conforme consta no nosso cronograma. Posteriormente, mostrei um slide de reflexão. Após uma pequena discussão, conversamos sobre a gripe H1N1 que está assustando todos os gaúchos. Realizamos a atividade da página 132 "camping" e conversamos sobre as diversas maneiras de ampliar essa atividade e as demais, somente com uma boa dose de criatividade e isso não falta para as peofessoras de Língua Portuguesa.
Para finalizar realizamos uma atividade com música, pois quem não gosta de música!

TÉCNICA DA CRIAÇÃO DE UM PERSONAGEM

Existe em alemão um provérbio que diz que KleidungmachtLeute, ou seja, que as roupas fazem as pessoas. Na verdade, outras coisas, além de roupas, podem nos dar uma ideia bem aproximada sobre a personalidade de alguém: o que ele(a) põe no carrinho de supermercado, os termos que usa para se expres­sar, os livros que lê, os amigos que cultiva (Dize-me com quem andas...) e o tipo de música que gosta de ouvir. Essa atividade se propõe justamente a isso: dissecar a personalidade de alguém a partir dos acordes que saem dos seus fones de ouvidos.
l. Selecione 4 ou 5 tipos de músicas completamente diferentes, como sertaneja, raggae, meio Zen, pagode, funk e/ou rock.
2. Elabore uma folha onde o aluno possa colocar as características da(s) personagens para serem trabalhadas posteriormente. Faça cópias para todos os alunos:
Nome:
Idade:
Profissão:
Hobbies:
Características físicas:
Características de personalidade:
Outros adjetivos:

3. Reuna os alunos em grupo e entregue uma cópia para cada aluno. Peça que escutem com atenção música que você vai tocar, solicitando que imaginem o mais nitidamente possível a pessoa (personagem) que exixte nela. Na ficha, esse ser fictício ganhará contornos mais palpáveis, e as informações mais importantes a seu respeito serão transpostas para o papel.
4. Faça o mesmo com as outras músicas (vai depender do tempo disponível e motivação do grupo, mas o ideal é que se trace o perfil de pelo menos três pessoas.)
5. Cada grupo ganhará a incumbência de mes­clar as principais características sugeridas pelos próprios membros, formando uma personalidade ainda mais detalhada, quase palpável, para cada um dos "Frankensteins musicais".

6. Os personagens criados poderão ser apresentados ao resto da turma:
ðAtravés de uma peça teatral, onde os personagens também interagem, criando um enredo;
ðAtravés de uma história em quadrinhos, em que os personagens serão representados graficamente pelo melhor desenhista do grupo, e os diálogos e o enredo serão criados por todos os integrantes;
ðAtravés de uma "página de jornal" composta por pequenas notícias envolvendo os personagens, de prefe­rência individualmente. As fotos que ilustrarão as matérias poderão ser recorta­das de revistas, embora nem sempre seja fácil encontrar tipos físicos que se enquadrem exatamente nos perfis traçados anteriormente. O desenho é uma excelente opção;
ð Através de uma biografia;
ð Através de uma descrição;
ð Através de uma releitura;
ð através de uma fotonovela, em que irão interagir. Cada aluno deverá escolher o personagem que gostaria de representar, caracterizando-se de acordo com o perfil montado pelo grupo. Os alunos podem tirar as fotos e montá-las numa história com legendas e balões de diálogo, e os resultados normalmente são muito bons.
As vezes, o professor é a pessoa que melhor pode escolher o tipo de projeto mais adequado, pois tem uma melhor noção sobre tempo disponível, recursos materiais oferecidos pela escola e perfil dos alunos. Entretanto, sempre que possível, o ideal é permitir que os alunos escolham, nem que para isso seja necessário restringir o número de opções.

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