O encontro, assim como os outros, ocorreu de maneira descontaída e com muita troca de ideias e experiências. Achei interessante que três professoras escolheram a atividade "Avançando na prática" da página 25. Cada uma delas fez, além das atividades propostas, outras, enriquecendo mais a proposta inicial. A professora Carolina pediu aos alunos que elaborassem um questionário a fim de entrevistar os professor da escola. No momento seguinte, cada aluno escolheu um professor para ser entrevistado. E, para finalizar, elaboraram uma biografia do professor escolhido.
Carolina salientou que foi muito interessante o envolvimento dos alunos durante o processo e o resultado foi ótimo.Veja algumas biografias produzidas pelos alunos do 6° ano.
PROFESSORA VANESSA
Por Luciano
Vanessa Escobar nasceu em Santana do Livramento, no dia 10/04/1981, ela mora em Campo Bom e é professora de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, no Bairro Santa Lúcia, Campo Bom. Quando criança, sua vida foi um pouco triste. Já trabalhou em uma loja de caixa e crediário.
O fato que marcou sua vida foi o dia que seu pai morreu.
Ela escolheu essa profissão, porque ela nasceu para isso. Ela gosta muito de ler e passear com o seu cachorro e ela fala um pouco de espanhol.
PROFESSORA IVI
Por Marcelo
Ive Dias Weber, nasceu em são Leopoldo dia 25/09/1980/ é professora de Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, no bairro Santa Lúcia em Campo Bom.
Quando criança sua vida foi muito boa, brincou muito e aproveitou bastante. Um fato que marcou sua vida foi seu primeiro dia de trabalho, tinha 16 anos e estava indo trabalhar pela primeira vez num maternal e daí quando saiu do carro, trancou o dedo no carro e teve que segurar o choro, porque iria dar aula.
Já trabalhou em maternais, escolas particulares, escolas públicas. Começou sua carreira, porque sua mãe, que era professora, a levou junto quando foi trabalhar. Ela gostou desse trabalho.
Ela gosta de dar aula, de ir para casa olhar filmes de comédia e romance, jantar com seu marido, tocar violão e cantar. Suas cores preferidas são lilás, preto, verde, rosa, etc...
Torce pelo Grêmio. Fala espanhol, libras, (língua brasileira de sinais).
PROFESSORA MAIARA
Por Bruna
Maiara Escouto Batista nasceu em Campo Bom , no dia 21 de fevereiro de 1989, é professora de Língua Portuguesa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann, no bairro Santa Lúcia, na cidade de Campo Bom. Quando criança a sua vida foi muito feliz, brincava muito e se divertia bastante.
A Maiara gosta de Língua Portuguesa e Literatura e de trabalhar com crianças e adolescentes. O fato que marcou a vida da Maiara foi o vestibular.
Ela já trabalhou na Katy Calçados e na Get Net e agora na Escola Lúcia Mossmann.
Em seguida foi realizada a oficina 5 - unidade 10 – páginas 191, 192 e 193 da TP3.
E, para finalizar o encontro, realizamos uma atividade de produção textual. Veja a proposta na integra:
MINHAS SETE MELHORES DESCULPAS
Ah, desculpas. "Eu não fiz o tema porque o meu caderno ficou na casa do meu amigo que estava com sarampo e a minha mãe não deixou eu ir buscar." "Eu me atrasei porque a minha irmã teve diarreia e ficou trancada um tempão no banheiro e eu tive que esperar para escovar os dentes."
Bolar uma boa desculpa é um exercício de criatividade a que já nos entregamos inúmeras vezes na nossa infância e adolescência, e do qual eventualmente podemos lançar mão também na vida adulta. Para dar uma boa aula, claro! Instigando os alunos a bolar boas desculpas, estaremos levando-os a buscar a defesa de si mesmos através da reflexão sobre o seu status quo, ao mesmo tempo que desencadeamos um processo criativo.
1. Oriente os seus alunos a criarem sete argumentos para desembaraçarem-se de uma destas situações:
a) Não ter arrumado o quarto.
b) Não ter tomado banho.
c) Ter tirado uma nota baixa em determinada disciplina.
d) Ter "matado aula" na escola.
e) Estar com os tênis novos do irmão sem o consentimento dele.
2. Os alunos poderão ainda exercitar o seu poder de persuasão para convencerem os pais a:
a) Ir ao shopping em vez de ir ao aniversário da madrinha.
b) Sair à noite com os amigos num dia de semana.
c) Comprar aquele (não tão barato) objeto desejado.
d) Adotar aquele cachorrinho abandonado na esquina.
e) Ver tevê até tarde.
Fica ao critério do aluno o tom do argumento (irônico, satírico, sério).
Variação:
Proponha que, para cada situação, um aluno faça os argumentos prós e outro faça os argumentos contra. A turma decidirá quem apresentou os argumentos mais consistentes.
Cem Aulas sem Tédio. Antônio Falcetta; Lígia Mothes; Vanessa Amorim e Vivian Magalhães
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário